26.4.06

panorama do cinema espanhol

tá rolando em niterói o encontro com a espanha, uma série de eventos muito legais, que servem com ointercâmbio cultural com o país ibérico. te muita coisa legal rolando pela cidade: filmes, peças, dança, exposições... tudo de graça. sendo assim, tirei a semana para acompanhar a mostra panorama do cinema espanhol, no cine arte uff. como sou meio habitué desta sala, sempre vou assistir filmes sem saber o que está passando... e raramente me arrependo. já vi um filme ontem e na segunda, ambos, coincidentemente, são de temática gay.



o primeiro que vi foi rainhas... muito engraçado. como não sabia que era um filme gay, no começo fiquei meio cabreiro, mas ao passar do tempo, percebi que se tratava mais de uma comédia do que propriamente um filme panfletário. a película conta a história do primeiro casamento (coletivo) gay na espanha e é marcado por uma série de encontros e desencontros, além de mostrar as diferenres reações dos pais diante do acontecimento.


ontem foi a vez de filhote. tb não sabia que era gay e o começo tem uma cena caliente... fiquei meio bolado, ainda mais por que um grupo de bichas cabeleireiras compareceu ao cinema e ficou dando gritinhos e tal. mas ainda bem que não fui embora. assim como rainhas, filhote acaba deixando a temática gay de lado e se mostra um filme bem bacana. em filhote, o diretor miguel albadalejo conta a história de um dentista que tem que mudar sua rotina de putaria e farra para cuidar do sobrinho (a mãe viaja para a índa e fica presa lá) e acaba criando uma profunda amizade e paternidade com o moleque de 9 anos.

sei que é difícil encontrar filmes europeus em blockbusters da vida, mas vale o esforço. se vc não se incomoda de ver um beijinho gay, eu aconselho os dois. aliás, a europa e a américa latina tem um vasto e riquíssimo cinema e, na minha opinião, dá um banho em hollywood.

Nenhum comentário: