9.3.05

top 10 - discos nacionais

aproveitando a onda deflagrada por não sei quem, mas já vista em muitos blogs, como no da amiga alline, aproveito para lançar também minha lista de 10 discos nacionais prediletos. seguindo uma ordem aleatória, abaixo estão os principais discos brazucas que eu já escutei e que, de alguma forma, mudaram minha vida. lá vai:


01. Getz/Gilberto - Stan Getz e João Gilberto
Minha paixão pela música brasileira (tirando o rock nacional) começou com João Gilberto. Nesse disco eu encontrei tudo o que meus ouvidos já andavam procurando, mas não achavam. Pra machucar meu coração, Doralice e todas as outras me mostraram uma delicadeza e harmonia nunca antes ouvidas por mim. Foi um choque.

02. A Táboa de Esmeralda - Jorge Ben
Se João Gilberto foi a minha descoberta, esse clássico do Jorge Ben representa uma segunda revolução sonora. O disco é ultramoderno, sedutor... nunca havia escutado nada igual antes, aquela batida, as letras loucas. Se a lista seguisse uma ordem de preferência, esse talvez estaria no primeiro lugar.

03. O Passo do Lui - Paralamas so Sucesso
Criança dos anos 80 que cresce ouvindo os discos dos pais... que no caso do meu, ama Paralamas. Quando comecei a me interessar pelo rock nacional da década passada, me vi diante de um puta disco. Praticamente todas as músicas foram hits: Me liga, Romance Ideal, Óculos etc. Todas estão num mesmo álbum.

04. Bloco do Eu Sozinho - Los Hermanos
Eu já gostava do primeiro disco, mas nesse segundo eles perderam completamente a linha. Deram de costas para o óbvio e apostaram em um álbum que para mim, já é um dos grandes clássicos da MPB. Eles conseguiram fazer uma mistura de samba com rock completamente sui generis. Eu, pelo menos, nunca ouvi nada parecido até então.

05. Isopor - Pato Fu
Muita gente torce o nariz para o Pato Fu, mas até eles surgirem, eu não vi nenhuma banda que condensasse tão bem a música pop e suas diversas vertentes em um só disco. Em Isopor, eles conseguiram equilibrar pop com experimentalismo e o resultado é surpreendente. As músicas tem um frescor incrível e agradam aos ouvidos de qualquer um.

06. Dois - Legião Urbana
Sou fã de carteirinha da Legião Urbana. Acho que foi a primeira banda nacional que eu realmente passei a amar. Tenho a discografia, guardo algumas revistas e chorei quando o Renato Russo morreu. Pra mim, o Dois é o melhor disco deles. As minhas prediletas estão lá: Tempo Perdido, Quase Sem Querer, Daniel na Cova dos Leões...

07. Samba Esquema Novo - Jorge Ben
O primeirão do mestre Jorge Ben tem espaço garantido aqui. Esse álbum também me mostrou músicas novas (lembrando que o disco é de 63), muito mais sofisticadas do que mmmmuita porcaria que a gente escuta hoje em dia na nossa tenebrosa MPB. Quem consegue ficar parado com o ritmo de Balança pema ou Quero esquecer você?

08. Tanto Tempo - Bebel Gilberto
Antes dessa moda de misturar eletrônica com MPB ficar manjada, a super-cool Bebel Gilberto nos presenteou com essa obra prima que, sem parecer forçada ou oportunista, apresenta uma bossa nova revigorada, com cara de século XXI. Sua voz suave e as eletronices beeeem discretas me encantaram profundamente.

09. Chega de Saudade - João Gilberto
É um clássico por si só. Uma das pedras fundamentais no lançamento da Bossa Nova. Chega de Saudade, Desafinado, Saudade Fez um Samba... todas são músicas belíssimas, minimalistas, modernas. Quando eu ouço, dá vontade de voltar no tempo e passear pelas pedras do Arpoador no início dos anos 60.

10. Poeira Estelar – Abaixo de Zero
Como poderia deixar de fora esse disquinho lançado no final de 2003? O Abaixo de Zero é uma das grande promessas da música pop atual e com Poeira Estelar fica claro o porquê dessa afirmação. Em pouco mais de 20 minutos a banda consegue mostra muito talento e músicas que vão do punk á bossa nova, sem parecer piegas ou oportunista.

Nenhum comentário: